Fundada em 2009, a ENERNEL possui atualmente um efetivo médio de cerca de 35 colaboradores. A operar na área das instalações Elétricas, Telecomunicações, Alarmes, CCTV, Energias renováveis, eficiência energética, e disponibilizando uma vasta gama de serviços que abrangem: projeto, licenciamento, planeamento, execução e gestão de obra e manutenção das instalações/infraestruturas dos nossos clientes. Desenvolve a sua atividade em todo território nacional com grande incidência na região Centro. A ENERNEL possui na sua carteira clientes das mais diferentes áreas, desde a construção à indústria, da agricultura aos serviços institucionais. A desenvolver a sua atividade num mercado instável e competitivo, a aposta da ENERNEL centra-se na focalização no cliente, na flexibilidade e na autonomia que têm constituído os principais fatores de diferenciação face à concorrência. A evolução da ENERNEL, alicerçada num crescimento sustentável, assenta essencialmente em três pilares fundamentais: diversificar serviços, diversificar e fidelizar clientes e diversificar mercados. Empresa moderna e competitiva, procura através da melhoria contínua, ser um player de referência num mercado bastante competitivo.
A ENERNEL visa contribuir para a qualidade e eficiência dos Sistemas de Energia nos mercados onde opera, prestando serviços diferenciados nas componentes de instalações elétricas, Eficiência Energética; Utilização Racional de Energia; Sistemas de Aproveitamento de Energias Renováveis; Segurança; Telecomunicações e Climatização.
Pretendemos:
• Ser referência de excelência;
• Investir permanentemente na inovação e na melhoria do desempenho orientada para a satisfação das necessidades dos nossos clientes e colaboradores;
• Apostar na implementação de medidas inovadoras que contribuam para o desenvolvimento e consolidação das boas práticas de segurança e ambiente;
• Cooperar estritamente com a comunidade em que nos inserimos e respeitar o ambiente.
A ENERNEL assenta nos seguintes valores:
Honestidade e Transparência – Agir em respeito com todos os intervenientes e em cumprimento com as regras de boas práticas.
Qualidade e Satisfação – Prestar um serviço pautado sempre pelos mais elevados padrões de qualidade, tendo a satisfação do cliente como objetivo máximo.
Pessoas e Formação – Valorizar as pessoas como forma de valorizar a empresa. Dotando os recursos humanos das competências técnicas e pessoais que lhes permitam evoluir e atingir os objetivos.
Motivação – Fomentar o positivismo entre todos os intervenientes nas obras, direta e indiretamente, como forma facilitadora de atingir o sucesso e realização pessoal e profissional.
Responsabilidade – Desenvolver uma coexistência harmoniosa entre os fatores económicos, sociais e ambientais.
Respeito – Zelar pelos valores que formam a base da sociedade e da relação entre as pessoas.
A ENERNEL, Lda. está empenhada em assegurar condições de segurança, higiene e saúde aos colaboradores, clientes e a todos quantos colaborem nas várias actividades desenvolvidas na prestação de serviços de qualidade e eficiência dos sistemas de energia nos mercados onde opera, prestando serviços diferenciados na componente de instalações eléctricas, eficiência energética, utilização racional de energia, sistemas de aproveitamento de energias renováveis, segurança, telecomunicações. Estando a prevenção de riscos para a Segurança e Saúde no Trabalho e riscos Ambientais na primeira linha de preocupações da ENERNEL, Lda. a sua Política da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho assenta nos seguintes objetivos:
-Promover a melhoria contínua, avaliando o desempenho do Sistema de Gestão Integrado, estabelecendo e revendo os objetivos estabelecidos;
-Promover, junto dos colaboradores, programas e princípios de sensibilização/formação nas áreas da Qualidade, Ambiente e Segurança, consciencializando-os das suas responsabilidades individuais e colectivas na realização dos serviços de redes de instalação de energia, instalações industriais, energias renováveis;
-Prevenir, controlar e monitorizar a ocorrência de acidentes e incidentes, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e manter elevados padrões de desempenho;
-Minimizar os impactes ambientais decorrentes das suas atividades, promovendo a utilização racional dos recursos naturais e prevenindo a poluição;
-Envolver os trabalhadores na participação e consulta nos âmbitos da Segurança e Ambiente;
-Formar os seus profissionais proporcionando-lhes o desenvolvimento das suas competências e promovendo a sua satisfação, informando e divulgando a forma mais eficaz de prevenir lesões, ferimentos, outros danos para a saúde e para o ambiente de todos os vários intervenientes nas diversas atividades;
-Envolver as partes interessadas no respeito pelos princípios e compromissos anteriormente referidos;
-Cumprir e fazer cumprir a regulamentação do sector de atividade, do Ambiente e de Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho e de todos os requisitos Normativos dos referenciais EN ISO 9001:2015, EN ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018.
-Planear todas as atividades com riscos e impactes ambientais associados e avaliar os que não puderem ser evitados por forma a minimizar os efeitos de eventuais acidentes ou incidentes;
-Dar prioridade às medidas de proteção coletiva em relação às medidas de proteção individual;
-Garantir o acompanhamento e a aplicação da Política.